terça-feira, 5 de abril de 2016

Ervas medicinais e suas aplicações terapêuticas



Dona Lucinda é erveira de 73 anos e trabalha no mercado central de Belo Horizonte filha de família pobre trabalhavam na zona rural, com o cultivo de ervas, nasceu no bairro de Bela Vista na cidade de Diamantina - MG. É neta e filha de erveiros de quem herdou o conhecimento e experiências sobre as plantas, quando tinha 7 anos de idade começou a cultivar e vender ervas medicinais nas feiras, junto com sua mãe, hoje repassado à sua filha.


(Entrevista)
Como despertou o interesse de trabalhar e como foi o primeiro contato com as ervas medicinai ?
Minha mãe vendia ervas na feira me levava pra ajudar fui pegando gostos e aprendendo um pouco mais sobre elas.
Ha quanto tempo você trabalha com ervas medicinais? 
A uns 60anos desde quando eu tinha 7 anos de idade, ajudando minha mãe.
Você acredita que as ervas medicinais são mais eficaz e podem substituir os medicamentos tradicionais?Por que? 
Sim, é melhor e não faz mau a saúde como os medicamentos tradicionais, muitos médicos até indicam chás de ervas em alguns casos.
Babosa serve para alivia queimaduras do sol. O Manjericão além de ser um repelente natural serve também para aliviar as dores de cabeça. Erva-cidreira pode ser aplicada em feridas para aliviar, e também pode fazer chá que serve de calmante. A Hortelã chá com as folhas frescas e muito bom alivia dores de estômago e náuseas.
Já teve casos de pessoas que fazem uso dessas ervas medicinais conseguir uma cura que você se surpreendeu? 
Não. Mas já aconteceu de clientes comprarem ervas para fazer chá pra dor de cabeça ou inflamação na garganta ou coisa assim, e vieram compra mais depois dizendo que estava dando resultado ou tinha melhorado e queria mais pra ter em casa.
Quais as ervas medicinais mais procuradas pelos usuários e para quais tipos de tratamentos?
As ervas mais vendidas são; o Gengibre que é feito o chá da raiz bom para rouquidão e problemas de garganta. Quebra Pedra que é feito o chá da planta toda e é bom para combater e tratar pedras nos rins e infecção de urina. Camomila é feito o chá da flor seca e é bom pra ansiedade e insônia. Essa são as ervas q são mais procuradas.

FarmacoLife


Saiba como funcionam as farmácias da rede hospitalar!


Farmácia Hospitalar

A responsabilidade técnica da farmácia hospitalar deve ser uma atribuição do farmacêutico. Sabia disso galera? Claro que devidamente inscrito no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição, nos termos da legislação vigente. Para isso a farmácia hospitalar deve promover ações de educação permanente dos profissionais que atuam no hospital.

Existe uma portaria que trata desse assunto: PORTARIA Nº 4.283, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010.  SAIBA MAIS...

PORTARIA Nº 971, DE 15 DE MAIO DE 2012
Dispõe sobre o Programa Farmácia Popular do Brasil

O objetivo do programa “AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR” é Levar o benefício da aquisição de medicamentos e insumos essenciais a baixo custo ou gratuitamente ao cidadão brasileiro, independentemente de classe social, raça, credo ou qualquer outra situação, por meio de parceria do Governo Federal (SUS) com o setor privado varejista farmacêutico.
O “Aqui Tem Farmácia Popular” disponibiliza à população medicamentos para hipertensão, diabetes, dislipidemia, asma, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas. É obrigatória a presença física do paciente, titular da receita médica, cuja a validade passa a ser de 180dias, para aquisição dos medicamentos, salvo em alguns casos previstos pela portaria que trata do assunto.
Saiba mais acessando:
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/oministerio/principal/secretarias/sctie/farmacia-popular

Portaria 344/98



A Portaria 344/98 é uma portaria Federal que aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Ela foi publicada em Diário Oficial da União (DOU) em 15/05/1998 e republicada em DOU de 19/05/1998. Esta Portaria encontra-se disponível na Internet no seguinte endereço: http:\\www.dou.gov.br. ou pode estar adquirindo o Diário Oficial da União do dia 19 de maio de 1998.
      A Notificação de Receita é o documento que acompanhado de receita autoriza a dispensação de medicamentos a base de substâncias constantes das listas "A1" e "A2" (entorpecentes), "A3", "B1" e "B2" (psicotrópicos), "C2" (retinóicas para uso sistêmico) e "C3" (imunossupressoras), deste Regulamento Técnico e de suas atualizações. 

http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/1911/portaria-344-98-regulamento-tecnico-sobre-substancias-e-medicamentos-sujeitos-a-controle-especial#ixzz41bdwcX97

Aluno: Marcio Cleber Oliveira Silvia